Estudos Bíblicos

O cristão e a universidade

O problema que origina o “abandono da fé cristã” está na relação que o cristão estabelece dentro do ambiente acadêmico.

O cristão e a universidade.
O cristão e a universidade – Foto de Aaron Burden na Unsplash

Empiricamente, muitos costumam afirmar que o ambiente universitário precisa ser evitado pelo cristão, principalmente quanto à manutenção de sua fé e vida espiritual, já que “ciência e religião não se discute”. Estudos realizados por importantes institutos apontam percentuais significativos, variando entre 55 e 70%, de estudantes cristãos que acabam abandonando a caminhada cristã ao ingressarem em uma universidade, geralmente já no primeiro ano da vida acadêmica, e infelizmente, conforme tais pesquisas, a proporção estatística desses dados tende a aumentar a cada ano. 

Mas porque será que isso acontece? A universidade precisa mesmo ser evitada pelos cristãos?

A princípio, ao contrário do que muitos pensam, o problema que origina o “abandono da fé cristã”, não necessariamente está associado às ideologias e filosofias propagadas por professores universitários, mas, sobretudo, na relação que o cristão universitário estabelece e/ou acaba se envolvendo no ambiente da universidade.

Decerto, o cotidiano universitário, os debates e discussões levantadas nas disciplinas de muitos cursos, a separação entre ciência e religião, o constrangimento muitas vezes gerado por parte de alguns professores e estudantes em forma de críticas ao cristianismo, as associações religiosas a partidos políticos, e outros conflitos que vão surgindo ao longo da formação acadêmica, levam muitos cristãos a questionarem sua fé, abandonando-a.

Evitar a universidade não é a solução

Contudo, é possível separar os dois “universos”, de maneira que as vãs ideologias muitas vezes pregadas no âmbito da universidade não influencie na vida espiritual e nem interfira no relacionamento com Deus. Enquanto orava por seus discípulos, em João 17:15, Jesus roga ao Senhor: “não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (ARC).

O que nos possibilita o entendimento de que o problema não diz respeito ao fato de está no mundo, onde são tecidas ideias antibíblicas, que aqui podemos atrelar à universidade, mas sim ao fato de permitir que esse “mundo” e tais ideias tomem o centro e/ou o  direcionamento da vida. Assim, o cristão evitar a universidade não é a solução, até porque tal ambiente não é o único onde desafios, sobretudo espirituais, são enfrentados. A Palavra de Deus nos demonstra, em 1 João 5:19, que “(…) todo o mundo está no maligno” (ARC), logo, devido ao pecado, todo o mundo está contaminado pelo mal, assim, além da universidade existe uma gama de ambientes, os quais, se essa lógica fosse regra, o cristão deveria evitar.

Um dos “segredos” para um cristão conviver numa universidade se encontra em Romanos 12:2a, onde o apóstolo Paulo afirma: “E não vos conformeis com este mundo” (ARC), buscando manter-se firme na presença de Deus, através da Sua Palavra, mesmo estando em um local de oposição à fé cristã, sem que esta venha ser negociada, ciente de que as coisas deste mundo são passageiras, “mas a Palavra do Senhor permanece para sempre” (1 Pedro 1:25a – ARC).

Então um cristão estaria perdendo tempo na universidade? 

Não, se esta não tomar o “pódio” do seu coração. Não, se ele não estiver alicerçado na Palavra de Deus. Em contrapartida, a universidade é também um ambiente onde eventos são superados, onde a fé pode ser fortalecida, um campo de treinamento onde ferramentas necessárias podem ser desenvolvidas para o cumprimento de propósitos divinos, um campo de atuação missionária, onde o Evangelho pode ser pregoado para os colegas universitários.

Ademais, há como ser Daniel na universidade. Apesar da Babilônia, Daniel manteve a sua identidade. Apesar da ordem, Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei. Deus deu a Daniel graça e misericórdia, conhecimento e inteligência para vencer e enfrentar os desafios sem precisar negar a sua fé e se submeter as filosofias antibíblicas (Daniel 1:8-21). Assim pode acontecer com o cristão que deseja ingressar numa universidade. Basta tão somente crer!

Cristão e Universidade: Sim! Sim, se nela, através dela e apesar dela o Nome de Deus seja glorificado!

Professora Nayara B. Costa – AD Chã do Pilar

O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

AD Chã do Pilar

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Chã do Pilar