Missões

Missionários Rafael Felizardo e Valdiran Santos escrevem sobre a obra missionária na Argentina

Leia o relatório do mês de novembro que destaca os trabalhos e desafios do campo missionário.

Missionários Rafael Felizardo e Valdiran Santos escrevem sobre a obra missionária na Argentina – Foto: Reprodução/AD Alagoas
Missionários Rafael Felizardo e Valdiran Santos escrevem sobre a obra missionária na Argentina – Foto: Reprodução/AD Alagoas

O relatório destaca a chegada do missionário Rafael Felizardo, da irmã Roberta Araújo e da filha deles, Maria Laura, a Colón, província de Buenos Aires, no dia 12 de janeiro deste ano. Ele também informa que a partir do dia 15 daquele mês os missionários iniciaram os trabalhos evangelísticos no local. 

O documento também compartilha os trabalhos em Pergamino, província de Buenos Aires. Os missionários Valdiran Santos e Aline Nunes ressaltam o início dos trabalhos em um templo localizado em um povoado a 20 km de Pergamino e a transmissão do programa de rádio “La voz missioneira”. Veja a seguir a íntegra dos relatórios divulgados pela AD Alagoas.

Trabalho em Colón

Ao nosso Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Alagoas e Presidente da COMADAL, Reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima. Ao Presidente do Conselho de Missões, Pastor Carlos Gomes da Silva, e a todos os membros do Conselho de Missão. À nossa SEMADEAL, na pessoa do Pastor Tony Duarte e toda equipe. A todo o santo ministério. E à nossa amada Igreja em Alagoas. Que Deus continue vos abençoando.

Quem vos escreve é o Miss. Rafael Felizardo, que está no Campo Missionário em Colón, província de Buenos Aires – Argentina. Quero agradecer primeiramente ao nosso bondoso Deus por esta oportunidade ímpar de cumprir a Sua ordem imperativa, encontrada no Evangelho de Marcos 16.15: “IDE”. Agradeço ao nosso Pastor Presidente pela confiança, apoio e tão grande cuidado para conosco. À minha esposa, Roberta Araújo, e minha filha Maria Laura. À toda Igreja em Alagoas.

Chegamos aqui no Campo Missionário em 12 de janeiro do corrente ano, e no dia 15 do mesmo mês tomamos posse, para honra e glória do Senhor. Um início desafiador, tendo em vista a mudança radical que sofremos de país, cultura, idioma, culinária, clima, mas o nosso ajudador fiel esteve conosco todo tempo nos dando forças e coragem para seguir e vencer os desafios. Agora, 10 meses depois, podemos parafrasear o Salmista no Salmo 126: “grandes coisas o Senhor tem feito por nós…”.

Evangelização

Na mesma semana em que chegamos, fomos com um casal de irmãos da nossa Igreja fazer visita em um Povoado chamado Ferré, que fica a 30 km de Colón, e nessa visita um senhor chamado Jorge aceitou a Jesus e sempre que pode tem vindo aos cultos. Também visitamos outro povoado chamado Pearson, e realizamos alguns trabalhos de evangelização com a distribuição de folhetos. 

Encontramos ali uma igreja fechada, tentamos conseguir o contato dos donos do local com a inquilina que mora na casa pastoral, mas não obtivemos sucesso, todavia, estamos orando e pedindo ao Senhor que nos abra uma porta ali para fazer um ponto de pregação.

Desde que chegamos na cidade de Colón, toda semana saio pelas ruas da cidade evangelizando de porta em porta e pelas praças, também com a distribuição de folhetos. Mandamos confeccionar 1.200 folhetos com a temática do Plano da Salvação. No material também está o endereço da nossa Igreja. Fazemos visitas aos enfermos no hospital local, levando a Palavra de Deus aos corações desesperançados, e assim o nome do Senhor tem sido glorificado.

Trabalho com as crianças

Percebemos que havia a necessidade de iniciar um trabalho voltado ao público infantil, já que na nossa igreja não tem crianças. Pedimos graça a Deus, oramos para o Senhor nos dá a direção e, no dia 20 de maio, minha esposa Roberta e minha filha Laura, juntamente com algumas irmãs, iniciaram esse Projeto. Fizeram convites e saíram a caráter (com aventais temáticos, balões e doces) para entregar às crianças de porta em porta nas ruas que ficam cerca da Igreja. 

As mães das crianças também foram convidadas, com a proposta de que havia roupas para doação, e assim levá-las para ouvir a palavra também. Então, foram iniciados os trabalhos que são sempre aos sábados à tarde. 

Quinzenalmente é realizada uma Escola Bíblica, que aqui chamamos de: “Tarde con los niños”, com brincadeiras e louvores infantis. Minha filha fica responsável por esse momento da recreação, juntamente com mais três adolescentes que temos na igreja. Depois a missionária e as irmãs contam a história Bíblica, na maioria das vezes com tema evangelístico. Ao final, as irmãs servem uma merenda. 

No primeiro sábado tivemos 22 crianças e 8 mães. Todavia, a maioria não está congregando conosco, mas o número de crianças frequentando a EB nos sábados só aumenta. Já podemos ver o agir de Deus. Uma das mães que veio com os filhos para a Escolinha começou a frequentar os cultos e em um Culto de domingo aceitou a Jesus como o seu salvador. Quinze dias depois, o avô desta mesma criança voltou para Jesus, e no mês seguinte sua avó também voltou para Jesus. A Semente, que é a palavra de Deus, está sendo semeada no coração de cada uma dessas crianças e cremos que no tempo determinado dará o seu fruto.

Neste trabalho com as crianças também fazemos doação de roupas e calçados. Com a graça de Deus e ajuda das irmãs e comerciantes locais sempre tem os itens necessários para doar a essas famílias. Louvo a Deus pela vida das irmãs que aqui encontramos, pois não medem esforços para ajudar na obra do Senhor. Elas prontamente deram as mãos à missionária Roberta para realizar este trabalho.

Meus amados irmãos, afirmo que o Senhor tem salvado e libertado neste lugar. A Ele seja a honra e a glória para todo o sempre.

Dificuldades

As dificuldades são muitas, meus irmãos, espiritualmente falando:

  • A não aceitação do Evangelho;
  • A inconstância espiritual;
  • O secularismo;
  • O ateísmo (que é gritante). Nas evangelizações semanais tenho encontrado muitos jovens que se recusam a receber o folheto porque se dizem ateus. Certa feita, um jovem chegou a pegar o folheto, amassar e jogar em mim, dizendo que não precisava e nem acreditava em Deus.

Ajudem-nos em oração para que:

  • O Senhor faça esta obra prosperar;
  • O Senhor liberte as almas;
  • Sua palavra encontre morada nos corações;
  • O Senhor batize com o Seu Espírito Santo;
  • O Senhor continue nos dando graça e força para fazer a Sua obra, para que Ele amplie nossa visão e trabalhos sejam abertos e vidas alcançadas;
  • Orem pela Argentina e pelos argentinos. Este país está enfrentando mais uma  grande crise econômica, estamos vendo e vivendo isto de perto.

Deixamos para os amados irmãos uma palavra em 1 Co. 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Estamos mandando alguns registros fotográficos dos trabalhos. Que o Senhor vos abençoe!

A paz do Senhor Jesus Cristo!

Missionário Rafael Felizardo dos Santos

Colón, B.S A.S – Argentina, novembro de 2023.


Trabalho em Pergamino

Venho através deste cumprimentar a toda igreja em Alagoas com a paz do Senhor. Em nosso breve relatório, mostramos que a obra missionária nesta cidade segue em frente com a ajuda de Deus.

Missionários Rafael Felizardo e Valdiran Santos escrevem sobre a obra missionária na Argentina – Foto: Reprodução/AD Alagoas
Missionários Rafael Felizardo e Valdiran Santos escrevem sobre a obra missionária na Argentina – Foto: Reprodução/AD Alagoas

A obra está em fase de desenvolvimento e organização. Temos realizado todas as terças e domingos eventos com as crianças, além das atividades com os adultos. Tudo para a glória de Deus.

Para a glória do Eterno, abrimos uma congregação em um povoado a 20 km de Pergamino, visando o crescimento da obra nesta cidade. Hoje, esta igreja já conta com aproximadamente 40 crentes. Glórias a Deus.

Tivemos o prazer de, no mês de setembro, receber o nobre e querido pastor Sebastião Oliveira e sua mui digna esposa, a irmã Dionéia. O pastor Sebastião Oliveira ministrou a palavra de Deus para os presentes e o culto foi cheio da presença de Deus. No mesmo povoado é realizada todos os sábados a Escola Bíblica Infantil.

E todas as sextas-feiras realizamos reuniões com os jovens e adolescentes. A Deus seja toda glória.

Deus nos abriu uma porta para a pregação do Evangelho em uma rádio. Não pagamos nada pelos programas, que são transmitidos todas as segundas e quintas-feiras. Temos o programa La voz missioneira, onde muitos são alcançados pela palavra de Deus. E todas as sextas-feiras temos o programa Momento Mulher, com a missionária Aline Nunes.

Agradeço a Deus por tudo o que Ele tem feito por nós e por esta obra. Ao nosso Pastor presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima pela confiança. Ao Conselho de Missões, na pessoa do nobre Pastor Carlos Gomes. Ao Secretário de Missões Pastor Tony Duarte e a toda SEMADEAL. E à amada igreja no estado de Alagoas.

Deus em Cristo vos abençoe grandemente.

Que a Paz esteja com todos. Maranata ora vem Senhor Jesus!

Missionários Valdiran Santos e Aline Nunes

Pergamino, B.S A.S – Argentina, novembro de 2023


Assista ao vídeo da obra missionária na Argentina publicado pela SEMADEAL.

Fonte: AD Alagoas

Ramon Ferreira – Mídia AD Chã do Pilar

contato@adchadopilar.com.br

AD Chã do Pilar

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Chã do Pilar